Migração de contabilidade: é possível?

Migração de contabilidade é um direito de todo empreendedor.

Migração de contabilidade é possível, sim! Trocar de contador é um direito de todo empreendedor. Quando houver insatisfação com o trabalho do assessor contábil, qualquer empresário pode procurar outro profissional para auxiliar nas finanças de sua empresa.

No entanto, a migração de contabilidade não pode ser resolvida no boca a boca. Ou seja, é necessário formalizar o processo por meio do documento de rescisão contratual, também conhecido como distrato. Em outras palavras, o antigo acordo deve ser respeitado até o seu encerramento oficial.

Todo negócio precisa de um contador

A contabilidade é um serviço essencial para o bom funcionamento de uma empresa. É este setor que regulariza todas as obrigações fiscais do negócio, como impostos e folha de pagamento, cuida de questões de patrimônio, identifica e evita problemas, além de manter toda documentação organizada e atualizada.

Todo empreendimento deve ter um contador, pois é isso que permite ao proprietário ter a real noção de seus gastos e lucros para fazer planejamentos com seu dinheiro, além de embasar decisões estratégicas.

Dessa forma, a contabilidade é um serviço essencial para o crescimento de uma empresa. Por isso, tenha um contador confiável e competente ao seu lado durante toda a existência do seu negócio (abertura, expansão e até mesmo encerramento, se for o caso).

Portanto, se você não estiver contente com o profissional que cuida das finanças do seu negócio, a Creare explica como você pode fazer a migração de contabilidade. Confira!

Passo a passo para mudar de contador

1º Consulte o contrato atual

É importante consultar o contrato atual, pois alguns profissionais usam cláusulas que preveem multa de rescisão ou obrigação de aviso prévio. Além disso, é preciso ficar atento a todos os pontos contratuais para evitar algum problema legal no futuro por descumprimento do acordo.

2º Fique de olho nas pendências

Verifique se o contador deixou alguma pendência ou processo em andamento, como parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais. É importante analisar os documentos de até cinco anos atrás, para verificar se há erros.

3º Comunique o contador atual através de uma carta de cancelamento

Para não correr o risco de ter algum problema no futuro, é preciso oficializar a decisão por e-mail ou carta registrada em correio, comunicando ao atual contador que você o está dispensando.

Esse documento é essencial durante o processo de migração de contabilidade, pois determina as condições do distrato e dá segurança para ambas as partes. Ou seja, tanto para o contratante, que pode solicitar todas as certidões que estão sob posse do contador antigo, como para o próprio profissional, que não terá responsabilidade alguma com a empresa a partir da data estipulada.

A carta de cancelamento deve conter:

• O requerimento de encerramento do contrato.
  • Data final de término do serviço — em geral, 30 dias após o pedido.
  • Solicitação de toda documentação (física e digital), senhas e logins em posse do contador atual, além de um relatório da situação cadastral, para verificar se há pendências burocráticas.
  • Também é recomendado solicitar que toda a documentação seja enviada ao profissional ou empresa que irá assumir a contabilidade.

4º – Contrate uma nova assessoria contábil

É recomendado que antes de encerrar a contabilidade antiga, você já tenha pesquisado uma nova assessoria contábil para não ficar sem esse serviço tão essencial para o funcionamento da empresa. Assim, após oficializar o encerramento, você já pode iniciar o contrato com o novo contador. Dessa forma, é possível economizar tempo para passar todos os processos e informações da empresa para o serviço de contabilidade recém-contratado.

(11) 97250-5016

Newsletter

Nossos únicos canais oficiais de comunicação são e-mails com a extensão @crearecontabil.com.br e o telefone / WhatsApp 11 97250-5016.Se você receber mensagens de alguém se passando por nós com um número que não seja o 11 97250-5016, bloqueie e denuncie.

contato@crearecontabil.com.br
(11)4309-9341 (11)97250-5016